domingo, 29 de maio de 2011

Fa-mi-lia!*

Ieeei! E aí? Como vai a familia? A minha tá ótima! Fiz essa pergunta também pra Ester,a jovem de Campina Grande. Vê aí o que ela disse.

"Minha familia é linda, somos em 5. Todos temos consciência de que não podemos viver juntos se não temos um Amor que nos une, nos dá paciência para vivermos bem em casa, vivermos como amigos, pai, mãe, irmão, irmã, nas dificuldades. Sabemos também que somos muito diferentes, mas temos uma convicção aqui: que dialogar é a melhor escolha sempre".


Muito massa! Mas por onde começam essas coisas? De onde vem toda essa confiança e fortaleza como familia? Começa onde começa, oras. É um círculo vicioso. Vou explicar como eu entendo.


Na nossa familia aprendemos valores e estabelecemos princípios. Nossa educação na familia vai determinar quem seremos. Aí, quando a gente começa a namorar, temos que fazer algumas escolhas que podem determinar nossa vida toda. Isso depende da educação que tivemos em casa. Depois, a gente se casa e forma uma familia. Então, temos responsabilidades que também dependem da educação que tivemos. No fim, tudo volta pra familia. Direta ou indiretamente.


Só queeee, as coisas não são tão simples assim. Não é fácil ser pai, pelo menos é o que eu sei baseado nos meus. Um dia desse eu tava fazendo um material sobre os 10 mandamentos, aí no que falava de honrar pai e mãe tinha dizendo que não devemos obedecer só quando sabemos que é errado. Julgar isso é difícil, tanto como pai quanto como filho. E não é raro ter amigos com pais divorciados, amigos pais solteiros. 


Vamos pensar um pouco... Ninguém quer que os pais se separem, né? Mas também não quer que eles briguem. Ninguém quer se responsabilizar por um filho, sem ter uma estrutura em que possa educar e dar tudo para ele, né? Quando as pessoas se casam, elas não querem se separar, né? Então por que essas coisas acontecem? 


Verônica e João Paulo casaram ano passado, depois de alguns anos de namoro. Eu acredito que no namoro uma das coisas mais confusas é o sexo. Isso porque a sociedade nos pede algumas coisas meio que com urgência e faz a gente querer responder rápido pra fazer parte dela. Mas ao mesmo tempo, minha consciência me diz o contrário, então qual é a real? Eu não sou casada, então tô por fora, mas Verônica pode dizer alguma coisa sobre isso!


"Adorava ficar horas conversando com meu namorado, ler reportagens e discuti-las juntos. Dizer o meu ponto de vista e ele o dele. Percebi que meus amigos que optaram por fazer sexo antes do casamento não tinham muito espaço para esse diálogo, muitos finais de semana se encontravam só para isso, e quando terminavam ficavam logo entediados um com o outro, porque o namoro se resumia a isso. Deve fazer falta um amigo de verdade como namorado, que enfrenta tudo com você, as pessoas às vezes são meio egoístas e só pensam em si, nos seus problemas e também no seu prazer, acho que abrir mão do sexo antes pode nos treinar para enxergarmos os outros aspectos da pessoa amada e conhecê-la realmente, em um relacionamento assim não há espaço para a solidão ou o tédio".


Faz sentido, né? Além da religião, existem inúmeros bons motivos pra acreditar nisso. Acho que muita gente já deve ter descoberto isso. E quem já fez uma escolha diferente, pode começar a apostar no diálogo a partir de agora e transformar o relacionamento em algo muito mais firme, sem solidão e tédio, como disse Verônica.


Depois vem o casamento. Às vezes a gente não entende muito bem isso. Tem gente que acha que é uma prisão ou casa pensando que se não der certo, o divórcio tá aí, afinal. Na verdade, o casamento não deve começar assim. Ele é uma escolha de duas pessoas, recíproca. Um dia, um teólogo me disse que não é o padre o ministro de um casamento, e sim os noivos. Ou seja, não é compromisso com a Igreja ou com o padre, mas um com o outro. Por isso é preciso ter muita responsabilidade antes de partir para esse passo. Afinal, depois do casamento vem os filhos, as dificuldades, as surpresas... Se não existe amor, não dá pra dar conta disso tudo.


Será que isso se perdeu em algum lugar? E aí, Ester?


"Para mim a familia de hoje está perdendo sua essência que é o conjunto da união, respeito, amor, companheirismo, entre outras coisas que juntas formam o 'todo familiar'. Apesar de não estar sendo vista nem vivida dessa forma, eu acho que cada um deve se reavaliar se realmente iremos deixar o conjunto 'familia' ser destruído da forma que está sendo, ou vamos tentar reconstruir aos poucos os pilares da vida de qualquer ser humano!­ ­"


É bom a gente falar dessas coisas e eu espero que os adesivos nos carros, os noivados e os filhos, sejam um sinal de que nós entendemos sim o que é ser familia! 


Aí eu termino voltando para a familia Gomide, da Carroça de Mamulengos. Eu falei com Francisco, o terceiro filho da trupe. Confesso que ele não fala muito, mas me deu uma ideia boa do que eles vivem. Quando a gente fica chateado em casa, saímos, conversamos com os amigos, esfriamos a cabeça e voltamos pra casa, né? Mas se você mora no mundo? "Nós somos uma familia como qualquer outra. Temos as mesmas dificuldades, brigamos, é normal. Mas também a intimidade é muito grande", disse Francisco. É, acho que é preciso ser muito íntimo pra sustentar uma familia desse jeito.


Quando a gente assiste o espetáculo da Carroça, vemos uma familia extremamente forte, unida, próximos. Mesmo longe dos amigos, não frequentando a escola ou convivendo com primos, é possivel formar uma familia linda assim. Imagine a gente que tem tudo isso?! Precisamos voltar a acreditar nesse amor.  Francisco ainda disse que eles se apoiam bastante. Perguntei e se algum resolve fazer uma universidade, largar a vida de artista. Ele me olhou com cara de quem não tá entendendo e deu a resposta mais sincera que podia: "Sei lá, nunca aconteceu, mas se acontecer a pessoa vai!". Simples assim! Ê, familia, viu?



TCHANRAN! Cabô.


[Dessa vez eu agradeço a Amanda Barbosa, de Campina Grande, porque respondeu nossa enquete sobre o que queria ler aqui no blog e essas postagens são uma pequena tentativa de respondê-la. Espero que você goste. Obrigada também Verônica, João Paulo e Ester que dispensaram um tempinho pra me responder.]


*parte 2

5 comentários:

Julie Kate Banks disse...

Bom, quando terminei de ler essa postagem, é que vi que perguntavas na anterior o que é a família...nossa a Ester, a Verônica e os denominadores comuns a que chegastes já falam bem disso...então..só pra registrar...vejo família como um núcleo no qual, mesmo não estando "juntos" nunca estão separados! Tipo, nao importa o que aconteça, o que vc faça, há sempre o porto de onde sair e pra onde voltar! É gota de paraíso na Terra...

Anônimo disse...

Eis uma comparação legal.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

A família exerce uma influência decisiva na formação do indivíduo e da sociedade. A psicóloga Alina Campos Tomaz Teixeira analisa a importância da família de maneira analógica comparando-a a figura de uma casa nestes termos:

As portas da casa são os pais, que permitem ou autorizam a entrada e saída de informações, pessoas para a intimidade ou convívio da família.

As janelas são os filhos, que podem ver o mundo externo constantemente, e comparando com a vida familiar, escolhem seguir o mundo externo ou os valores ensinados em casa.

As paredes são os valores e princípios estabelecidos pelos pais e, ensinados aos filhos; estes valores vão acompanhar os filhos por toda a vida; eles são as estruturas para a formação de um bom caráter no indivíduo.

O telhado é a cobertura divina que os pais buscam e através de seu exemplo, os filhos também procuram esta proteção para suas vidas.

O piso é a raiz que une a família em laços de amor, amizade, companheirismo, cumplicidade, solidariedade, a fim de que os indivíduos desta família possam compartilhar com outros indivíduos de outras famílias, num relacionamento profissional, social, afetivo, ao longo de suas vidas.
Izabel

Thairone disse...

Valeu Brima!!! Curti geral!!!

Manu disse...

Ehh a nossa família é isso aí que Teh disse! Concordo com a Julie ai em cima, que família é msm isso de msm separados estamos juntos =D!E assim, amei a reportagem e vou dar uma sugestão de tipo, colocar mais tópicos como esse, de assuntos ligados ao que a juventude está vivendo atualmente, em relação aos conflitos que o mundo nos propoe!Bjs..UNO..

Anônimo disse...

Muitooo Bomm mesmo os questionamentos e as respostas que chegamos juntos!!!

Arrazouu!!!! \o/

Viagem com destino aos princípios da 'FAMÍLIA'!!!