quinta-feira, 5 de maio de 2011

Hoje é dia de...

A ideia de hoje da Agenda SMU 2011 toca bem no coração de um problema que perturba a paz no mundo há muitos séculos. O Oriente Médio nunca deixa de ser notícia na TV. Pode parecer meio longe da gente, mas a paz começa onde nós estamos, onde vivemos e chega até onde jamais imaginaríamos. Então, vamos ao pensamento de hoje:

"Médio Oriente

Curiosidade:
Esta é uma das regiões mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, nomeadamente: os conflitos entre árabes, israelitas e palestinos; a sua posição geográfica, no contato entre três continentes; a presença de recursos estratégicos no subsolo (petróleo); e a sua posição no contexto geopolítico mundial.

E tu?
Pára um minuto e dedica-o a pensar na importância / necessidade de paz e a pedi-la para todo o mundo."



Em 2002, Justin Arlin, um cineasta que nasceu e passou a infância em Jerusalém, resolveu voltar à cidade e perguntar a opinião de algumas crianças sobre o conflito. Embora essas 7 crianças morassem a uma distância de menos de 20 minutos, ficavam isoladas pelo medo e pensamentos extremistas de suas religiões (ortodoxa, judia, islâmica...), elas pouco falavam por si mesmas. Então Justin convenceu alguns de se encontrar para conversar e em pouco tempo eles perceberam como eram legais, jogaram futebol juntos, trocaram idéias sobre suas culturas e se tornaram amigos. Essa história foi documentada no filme Promessas de um Novo Mundo. Vale a pena assistir!

Às vezes a gente pensa que a paz está muito longe, mas basta que a gente dê o primeiro passo. Então, vamos?

#SMU2011

Nenhum comentário: