segunda-feira, 9 de maio de 2011

Com quantos tijolos se constrói o mundo unido?

É isso aí, minha gente! A Semana Mundo Unido cabô-se. (AAAAAAAHHHHHH...) Isso não quer dizer que a gente não possa ficar dando uma filadinha na Agenda SMU 2011 de vez em quando, só pra lembrar de como podemos viver pelo nosso propósito. Mas a notícia boa é que o blog continua, afinal, ainda temos coisa que só a gota pra fazer, né? E por onde a gente começa?
Fazendo bonecos de farinha

Em João Pessoa, faz uns tempinhos atrás, os JPMU conheceram a Escola Educa-Som, sobre a qual eu já contei aqui um pouquinho. Na época não existia a ideia do Reforço Escolar, nem do Projeto de Leitura, nem da Oficina de Artesanato. Mas existiam as crianças e elas precisavam de alguma mudança para ajudar. O coordenador da escola, voluntário do Movimento dos Focolares, nos disse que sentia falta de uma quadra esportiva para criar um ambiente de integração não só com as crianças, mas também com a comunidade toda.

Diversão pura!
Imaginem só que legal seria uma quadra! Tipo, as crianças podiam jogar futebol num lugar mais adequado que a rua de barro cheia de cascalhos. Nos finais de semana a quadra poderia ser alugada para festas e eventos e o dinheiro seria revertido pra ajudar a própria escola. Realmente, a gente viu que era ideal ter uma quadra! Então, mãos a obra!

Arrecadamos dinheiro, conseguimos muito material de doação, nos mobilizamos para finalizar essa ideia, visitamos as crianças e brincamos com elas algumas vezes lá na comunidade. Foi tudo muito organizado, até que conseguimos todo o material necessário. As obras começaram!

Começando as obras da quadra
Depois de um tempo as coisas começaram a ficar difíceis e a construção parou. A quadra só tinha o chão ainda mal acabado. O mato foi crescendo, o chão de abrindo com as chuvas e voltamos à estaca zero. Sem dinheiro, sem material, sem mão de obra.

Então, começamos a pensar no Reforço Escolar e todas as oficinas que fazem parte do Projeto Novo Cidadão. As coisas foram andando e a quadra ficando meio de lado. Mas ela era nosso impulso, nossa primeira ideia, não podíamos deixar de lado, né?
Quer dar uma mãozinha?

Agora vamos fazer tudo de novo. Quem disse que construir um mundo unido ia ser fácil? Nós aceitamos o desafio! Ainda estamos no zero, mas já conseguimos as coisas uma vez, conseguiremos de novo.

Quem quiser nos ajudar, é só entrar em contato: jpmu.pb@gmail.com. Seja com uma mãozinha, um saco de cimento, um tijolo, tanto faz.  Tudo será bem vindo!

Todo mundo junto!

Recomeçar faz parte!

Nenhum comentário: