quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fa-mi-lia!*

Ontem foi o Dia da Adoção. Não sei qual é o real objetivo desse dia, porque não soube de nenhuma campanha, mas tem tudo a ver com o tema que escolhi para hoje: familia!

Confesso que fui muito influenciada pela familia Gomide. Como toda familia qualquer, eles tem seus problemas, suas brigas, suas festas e piadas. Mas ao contrário da maioria das familias, eles só podem contar o tempo todo com eles porque são uma trupe itinerante formada por Carlos Gomide, sua esposa, seus oito filhos e dois amigos: a Carroça de Mamulengos. Eles viajam o Brasil todo em um ônibus, fazendo palhaçada, contando histórias, criando bonecos e fazendo os olhos de adultos e crianças brilharem. Eles estiveram aqui esses dias e me deixaram tão encantada como da primeira vez que os vi há uns anos atrás e ainda mais curiosa sobre sua vida. Eu fiquei olhando assim de fora e pensando: "Mas como é que eles conseguem?". Bom, vou falar deles mais um pouco depois, por enquanto, voltemos ao conceito de familia hoje.

Eu não sei o que aconteceu, mas parece que familia virou uma balaio de gato. De todo jeito, fico feliz por ver (não estatisticamente falando) que tá na moda aqui em João Pessoa colar adesivo de familia na traseira dos carros. O que isso significa? Que ali tem uma familia unida? Bom, isso eu nunca vou ter certeza, mas acho que pelo menos ali deve ter gente que valoriza a familia.

Outra observação pessoal que fiz foi que muita gente tá noivando (conheço pelo menos uns 3 ou 4 novos noivos), muitos que já são casados tão engravidando (aí eu já perdi a conta, todo mundo resolveu ter filho de uma vez), e isso é bom! Tenho a impressão de que a familia está recuperando seu lugar, apesar de outras tantas evidências apontarem para o "não". Sou uma incorrigível otimista, desculpem! Já dizia um escritor que eu gosto: "Nada é capaz de convencer alguém que não quer ser convencido. Mas há numerosas pistas à disposição de quem deseja acreditar".

Mas o que você pensa sobre familia? Primeiro eu procurei no dicionário, depois fiz algumas perguntas por aí e cheguei a uns denominadores comuns. Basicamente a familia é o básico, de onde surge tudo, quem somos, o que escolhemos e do que gostamos. Diga-me a familia, que eu te direi quem és!

É por isso que Verônica e João Paulo, que casaram faz pouco tempo, me disseram que "uma familia estruturada, baseada no diálogo e no amor pode salvar o mundo". Se todos começassem uma familia pensando nisso e não em separar caso não dê certo, ah, que lugar maravilhoso seria o mundo! Infelizmente, com o ritmo da nossa vida de hoje e mais um monte de más exemplos, é difícil captar essa informação, né?

Ester, uma jovem de Campina, me disse que a familia "é a coluna de qualquer ser humano, pois é ela que sustenta o todo, apesar de não estar sendo vista e nem vivida dessa forma". Mas por que será?

Bom, agora que a gente já destrinchou um pouco o conceito de familia, na próxima postagem falo mais sobre o processo todo, desde o namoro até os filhos. Enquanto isso, vocês vão deixando aí suas opiniões... O que é familia pra vocês? Como é a familia de vocês?

Familia Gomide e a Carroça de Mamulengos

Me inspirem!

*parte 1

2 comentários:

Julie Kate Banks disse...

Postagem pra lá de massa!!!
Poxa...minha família eh uma onda...por vezes vejo meus pais soh no final de semana. Minha irmã? A vejo quando vamos dormir e quando acordamos...e meu irmão mora em outra cidade...mas nossa...além de estarmos juntos por força maior, quando estamos fisicamente unidos não precisamos de mais nada para sermos felizes! Sou loucamente apaixonada por eles ^^

Anônimo disse...

Nossaaa..algumas pessoas chegavam pra mim e diziam.."nãm..quero casar nunca!"..outras.."filhos, pra quê?"..e eu ficava revoltada, por que pensava:'Formar uma família deve ser o sonho de qualquer pessoa'..Tipo, eu quero construir uma família com base na minha..com muito amor, companherismo, diálogo..e como tinha pessoas que não queriam ser 'família'?!

Mas aii comecei a refletir e percebi que esses desejos era reflexo de toda uma sociedade 'moderna'...portanto, temos que mudar isso, aos poucos, mas que jamais DESISTAMOS da família!!!

- Ameiiii a postagem!!!*-*

by: Ester.