sexta-feira, 13 de maio de 2011

Volta ao mundo!


Primeiro de tudo, quanto tempo, né? Fiquei devendo uma postagem ontem pra vocês. Confesso que foi pura preguiça (não sigam esse exemplo), e depois o blog saiu do ar e eu não pude nem me redirmir com estilo. Então vai sem mesmo. Me desculpem e sigamos em frente! Todos a bordo? Marujos, levantar âncora! Içar velas! Soltar as amarras! É hora de desbravar o mundo (unido)!

Austrália
Em Melbourne, jovens budistas se reuniram e passaram o dia 1º de maio juntos. Eles compartilharam com outros jovens a sua fé e atividades. No final, todos concordaram em trabalhar juntos por uma obra de caridade que acontecerá entre julho e agosto desse ano.

Paraguai: muito trabalho e muita diversão
Paraguai
Los hermanos paraguaios fizeram uma pequena viagem a San Miguel e uma grande reforma num espaço para crianças. Pintaram muro, playground, arrumaram tudo dentro do espaço. Uma animação que só podia dar em mundo unido mesmo!



Croácia
Os jovens se dividiram em grupos para visitar famílias que vivem uma situação solitária ou de doença. Eles foram dar alegria, mas receberam muita também. Como Sarajevo e Zagred são cidades irmãs, os bósnios também enviaram uma saudação aos croatas, agradecendo o apoio que existe desde os tempos de guerra, pois assim firmaram o desejo de construir um mundo unido mesmo na adversidade.

Índia
Os jovens de Goa dedicaram um dia inteiro para apresentar Chiara Luce Badano através de dança clássica indiana, música, coreografias modernas, experiências e vídeos, depois de uma preparação de um mês. Estiveram presentes no evento jovens de outras cidades, como Bangalore.

Na Argentina, o preço da foto era um sorriso!
Argentina
Organizaram jornadas, manifestações públicas, foram às ruas falar da educação no trânsito, trocaram fotos por sorrisos nas praças, pintaram muros, fizeram caminhadas... Cansei!

Guatemala
Lá na Guatemala, os jovens se apresentaram, contaram suas experiências e atividades que já realizam, como forma de estabelecer a fraternidade universal. Como uma forma de envolver todo mundo, desenvolveram um tema sobre “Compromisso Cívico”, já que esse é um ano eleitoral na Guatemala. À tarde, fizeram uma grande caminhada junto com os movimentos eclesiais para a beatificação do Papa João Paulo II e por último venderam alimentos para arrecadar fundos para o Japão.

Itália
Em Firenze, os jovens promoveram uma maratona de dança para ajudar o Japão. Dança de rua, balé clássico, dança de salão, tudo teve espaço nesse grande evento.

Áustria e o desafio doce. Hmmmm!
Áustria
“Encauter With The City” (Encontro com a cidade): Os jovens apresentaram Chiara Luce e às 7h30 da manhã do dia 7 de maio, sentaram no chão na Praça de Santo Estêvão, ao som de apitos. Cada um segurava uma placa que dizia: “Porque você tem sempre os pobres com você? (Mt 26, 11)”, para fazer as outras pessoas entenderem que somos todos irmãos e portanto, responsáveis por aqueles que estão a margem da sociedade. No resto do dia, eles se dividiram em várias atividades sociais pela cidade, como a distribuição de comida para sem-teto o desafio “doce”.

Cuba
Os jovens cubanos pensaram na programação da Semana Mundo Unido com muito empenho, mas parecia que tudo ia dando errado. Foi a força do amor entre eles que fez com superassem barreiras como a falta de telefones para convidar todo mundo mais rápido e a falta de dinheiro para o lanche que tinham pensado.  A grande reunião foi um sucesso e os novos jovens se sentiram em família e vão continuar agora junto a nós.

Viajar é bom, né? Mas essa viagem já acabou! Eu sei, eu sei, faltou muito lugar pra gente ir, mas é que nossas ações nos esperam. Além disso, vocês podem acompanhar tudo nos sites que sugerimos ali do lado. Mas foi legal, né?

Baixar âncoras! Boa volta pra casa!

Nenhum comentário: