quarta-feira, 11 de maio de 2011

Making Visible Change

Aêêêêêêêêê!!! Ficaram curiosos, né? O que a gente fez na Semana Mundo Unido na Paraíba e Rio Grande do Norte vocês sabem. Mas como eu já disse, nós não estamos sozinhos. O mundo inteiro tá com a gente. Então, resolvi fazer um giro pelo Nordeste, que tá todo mundo mais próximo. Outro dia a gente dá a volta ao mundo, belê?! Então, vamos às notícias rápidas. Só quem bomba!

Pernambuco
Galera de Igarassu com o pé na lama!
Começando por quem está mais próximo... Lá em Igarassu, a galera se reuniu com empresários e organizou uma trilha pelo mato e principalmente pela lama! Manguetooown! Além de ser uma iniciativa ecológica, eles também conheceram a realidade de famílias que moram em situações precárias e vivem basicamente da pesca.
Em Recife os jovens foram visitar a Ilha Santa Teresinha, uma comunidade que deu uma virada na própria realidade através dos princípios da fraternidade. Eles ainda tem muito o que fazer, mas ajuda é o que não falta.

 Alagoas
A banda do maestro capitão Leandro
Descendo! Lá em Maceió a mobilização foi maaaaaassa! No primeiro dia da Semana Mundo Unido foi a galera toda pra praça e tiveram até uma surpresa: uma banda marcial chegou lá e deu um show. Aí os jovens conversaram bastante sobre suas ideias e fizeram uma gincana baseada na construção do mundo unido. Assim todo mundo se conheceu e deu pra entrar na vibe. Teve reportagem na TV e em sites. Chic! Além disso eles ainda querem organizar a pintura de um muro, mas só quando a chuva der uma trégua, né?
Ah, sim! Eles também fizeram um blog (que até inspirou o nosso! RÉÉÉÉ) e postaram vários pensamentos legais e também vídeos de protagonistas desse mundo unido. Só gente boa, viu? Olhem !

Sergipe
"Aracaju, beleza divina, coração feliz", já diziam os músicos Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Eles só não sabiam que tinham os Jovens Por um Mundo Unido lá pra ajudar na letra da música. No dia 1º de maio, foi uma galera boa na rádio dar entrevista e falar da Semana Mundo Unido. Povo importante é outra coisa, viu? Aí eles também combinaram de juntar alimento, roupa, o que tivesse pra dar pra quem precisa. E, como de praxe, se encontram todo 3º domingo do mês no Parque da Sementeira, pra conversar, tocar violão e se organizar para as ações pela cidade.

Bahia
E eu pergunto: o que é que a baiana tem? Lá em Euclides da Cunha, eu sei o que tem! Tem uma parceria com a Associação Oxente, que atende família e principalmente as crianças de regiões onde não chegam os agentes de saúde e nem a Pastoral da Criança. E o empenho não acaba aí. Junto com a Caritas, os jovens estão confeccionando bolsas renováveis. Eles me disseram que o objetivo é conscientizar as pessoas para os cuidados com os recursos naturais do planeta, mas também abrem o projeto para famílias e elas podem gerar renda para sua casa. Cansou de tanta coisa? Pois tem mais! Os jovens estão arrecadando roupas de frio pra todo mundo ter como se preparar para o inverno gelado que já se anuncia e também pintaram alguns muros, para mostrar às pessoas nosso mundo unido através da arte. Ufa! Tá bom.

É isso aí! Só faltou o Ceará, mas é porque os nossos correspondentes de lá dormiram até tarde hoje, mas tudo bem! hAUSUasAHSUHasuuAS Depois a gente confere.

Salve, salve, terra das Alagoas!
Olha, nós estamos com mais de 700 visitas desde que inauguramos o blog! Isso quer dizer que vocês estão acompanhando mesmo! Muito obrigada pelas visitas! Mas sabe do que sinto falta? Comentários, seguidores... Vocês podem acompanhar com suas contas do Twitter, não precisa ter conta do Google. E nos comentários, pra não ter trabalho, é só comentar como "Anônimo", aí você assina no corpo. Combinados, hein? Ninguém comenta mais no Facebook! Curtam lá, comentem aqui!

Copiou, Farinha?

3 comentários:

Juliana disse...

Me sinto irradiante a cada postagem lida, a cada acontecimento e realização de jovens que, sendo jovens, fizeram a opção de construir um novo mundo! Fisicamente, estando sozinha em minha cidade, me vejo em cada localidade, em cada grupo de jovens e em cada ação....Vale a pena acreditar nisso tudo!

Parabéns para o pessoal do blog...^^Demais!

Anônimo disse...

Copiei!
Muito massa essa galera!!!
SMU acabou mas o a nossa meta vamos alcançando a cada dia!

Juntos \0/\0/\0/
Thaísa

Anônimo disse...

Nossa, como é belo ver que nós estamos nos UNINDO em cada canto,em cada realidade, em cada sentimento...e como ESSA SEMANA proporcionou grandes metas de trabalho, para o outro, em unidade, e me deixa muito feliz saber que estamos VESTINDO A CAMISA de um UM MUNDO UNIDO!!! ^^

\o/
Ester.