segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desfaça-se a luz!

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica e o sistema de distribuição de eletricidade. Dom Pedro II, que não era besta nem nada, adota o sistema no Brasil e inaugura a iluminação da estrada de ferro. Logo depois em 1883 é inaugurada também a primeira usina hidrelétrica lááá em Diamantina, Minas Gerais. O primeiro computador eletro-mecânico foi construído em 1936 na Alemanha e em 2011 os Jovens Por um Mundo Unido de João Pessoa criaram o blog JPMU-PB/RN! Tá. Onde eu quero chegar com tudo isso?

O fato é que antes do século XVI, ninguém levava a eletricidade muito em conta. Hoje a conta tá pra lá de alta, né? Antigamente as pessoas viviam bem sem lâmpadas ou computadores, mas hoje é impossível viver sem eles. Mas será que a gente não exagera um pouquinho? De repente a eletricidade ficou tão essencial que estamos gastando todos os recursos naturais sem freio. Mas sabe o que é cômodo pra gente? Dizer: é culpa do governo! Afinal, ninguém perguntou a você se podiam mudar o curso dos rios ou destruir cidades pra construir uma hidrelétrica, né? Pois eu digo que nós somos responsáveis, sim! E explico.

Dos recursos para geração de energia existentes, uma das fontes mais limpas é a eletricidade, e é uma ótima solução para a redução do uso de combustíveis fósseis, carvão e energia nuclear (muito mais prejudiciais ao meio ambiente) . ÊÊÊÊ! Olha só que bem você tá fazendo para o mundo! Mas não se anime tão rápido. No Brasil, a eletricidade é produzida, EM SUA MAIORIA, pelas usinas hidrelétricas. Uns meses atrás o Nordeste inteiro ficou no escuro. Depois a gente soube que foi um problema na usina que abastece a região. Pensando por esse lado, eu cheguei à conclusão de que se uma única usina é responsável pelo abastecimento de energia de uma grande região como o Nordeste, no Brasil devem ter o que? Umas 5 usinas... Ah, que ingenuidade!

Era uma vez... o Salto de Sete Quedas
Na verdade existem mais de 100 usinas hidrelétricas em todo o Brasil, de todos os tamanhos. Vou contar a história de uma delas pra vocês. A Usina de Itaipu, lááá na fronteira do Brasil com o Paraguai, foi construída entre 1975 e 1986. Para isso, foram inundadas 1500 km² de áreas florestais e agriculturáveis. Semanas antes disso, voluntários realizaram uma operação de salvamento das espécies selvagens e conseguiram capturar mais de 4500. Mais de 42 mil pessoas foram desapropriadas, muitas delas depois se juntaram ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Alguém lembra do Salto de Sete Quedas? Ela foi a maior cachoeira do mundo em volume de água até que PUF!, também desapareceu para dar lugar à maior usina geradora de energia do mundo, Itaipu.

Itaipu: então é disso que temos orgulho?
É isso que acontece toda vez que uma usina é construída para gerar energia pra você. A população cresce, lógico, mas não na mesma proporção que o consumo de energia. É com base nesse aumento desenfreado que o governo diz: precisamos suprir a demanda! Aí sabe o que acontece? No Brasil de hoje existem 8 usinas em construção, 6 projetadas e 2 em processo de licitação, sendo que essas últimas muito provavelmente serão aprovadas e dessas 16, 2 já estão entre as 3 maiores do país, só perdendo pra de Itaipu. Imaginem quantos ecossistemas, cidades e reservas naturais não serão inundados?!

E pasme! Tudo isso só acontece com a concessão do Ibama.

“Art. 2o  É criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de: 
I - exercer o poder de polícia ambiental; 
II - executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e 
III - executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR)


Aí você pergunta: Como é que a "polícia" do meio ambiente permite isso? E eu respondo: E como não? Se a população brasileira gasta cada vez mais energia, significa que daqui alguns anos as usinas existentes não vão conseguir alimentar nossos computadores, ar condicionados, secadores de cabelo, televisões, etc. Fora toda a pressão que o Ibama recebe quando aparecem essas licitações. Ainda tá achando que a culpa não é nossa?

Bem, o governo poderia investir em fontes alternativas, como a energia eólica, que só usa o vento, não destrói nada, não mata nada. Mas ela é muito mais cara de ser viabilizada que a hidrelétrica. Venhamos e convenhamos, tudo é uma questão de dinheiro. Mas isso pode mudar se a gente começa a se conscientizar, e conscientizar o vizinho e os amigos, a familia e os colegas de trabalho e botar a boca no trombone. Enquanto nós estivermos caladinhos gastando o que temos e o que não temos, vai continuar tudo igual. Aliás, igual não, pior!

De todo jeito, isso demanda tempo demais, mas lembra quando eu disse que um mais um é sempre mais que dois? Nesse caso também. Se eu reduzo meu consumo de energia em casa e mais pessoas fazem isso, pode causar uma grande confusão nacional. Isso porque a construção dessas hidrelétricas só são viabilizadas por causa do nosso consumo. Se ele reduz, elas se tornam inúteis. Nem mesmo o governo vai querer gastar dinheiro numa obra que vai ficar parada. Tô sendo sonhadora demais? E vocês não são? Não é assim que se constrói o mundo unido?

Várias ONGs também acreditam nessa redução do consumo, por isso existem inúmeras campanhas Brasil afora. Uma delas é bem simples. O Greenpeace criou um aplicativo que desliga 1 pixel do seu monitor. Sim, e daí? O fato é que o monitor é o maior responsável pelo consumo de energia de um computador, então você reduz o consumo enquanto ele está ligado e ainda reduz a emissão de gás carbônico. Né feliz? Além disso, você pode colocar o BlackPixel onde quiser, assim não atrapalha você. E se você passar o mouse em cima, ele diz quanto o projeto já economizou de energia no mundo. Tipo, até este preciso momento foram economizados 2.847.126 watts, o que equivale a 25.883 TVs em cores desligadas durante 1 hora (é, eu já instalei o meu). Quer também? É só clicar em BlackPixel e seguir as instruções!

Feliz Semana do Meio Ambiente pra vocês!

[Eu não tinha noção de absolutamente nada disso, mas dá um medinho do que nós somos capazes, né? Quem me explicou tudo isso aí foi Fabio Dias, que estuda Engenharia Elétrica e entende bem mais disso que a gente. Então, valeu, Fabim! Agora a gente entende porque reduzir o consumo é tão importante!]

18 comentários:

Jovens Por um Mundo Unido disse...

Esse Artigo aí foi em homenagem a Brima! hAUSHUashUASHas X]

fabim disse...

Ótimo post, tu pesquisou que só viu? Esse negócio de energia dá mesmo o que falar, sempre!!!
Ah, BlackPixel instalado!!!

Jovens Por um Mundo Unido disse...

Pesquisei a conversa da gnt no msn, isso sim! HUASHUasuAHS =*

Anônimo disse...

Mto bom!!!
blackpixel instalo amanhã. Por hj desligando o pc por um mundo unido e indo dormir pra amanhã acordar mais disposta para essa realidade!
Thaisa

Bruno disse...

interessante ,nunca tinha ouvido falar desse black pixel

Julie Kate Banks disse...

Disseste que se empolgasse neste post...empolgação mais que válida!!! Blackpixel instalando...=D

Ledson Branquinho disse...

Esse é um assunto muito extenso... sem dúvida que teremos que gerar mais Energia para nosso consumo (em alto crescimento) e graças ao avanço tecnológico já temos outras fontes de energia que não a hidrelétrica. Que eu saiba já está sendo comercializada pela CEMIG energia eólica e solar, algumas usinas nucleares estão em construção(que sou a favor) e até mesmo energia gerada pelo lixo. Mas o que realmente temos que fazer é conscientizar a população sobre o desperdício de energia. Desligar o monitor, usar o BlackPixel rs, apagar a luz, naõ demorar no banho, aproveitar o calor do sol para aquecer a água(acabei de fazer p/ minha casa rs) e não comprar eletrodomésticos Fúteis como panela elétrica, torneira elétrica etc.. São algumas formas simples de ajudar diretamente o meio ambiente.
Parabéns pelo Blog

Jovens Por um Mundo Unido disse...

É, todo mundo precisa se interessar mais pela conta de energia que chega todo mês e fazer uma corrida pra diminuir!

Eu admito que me empolguei escrevendo sobre as fontes e esqueci de falar mais das soluções... Aí vcs leem o comentário de Ledson e me redimem, ok?

Se liguem nas ideias e desliguem as luzes! ^^

Arthur disse...

A geração de energia elétrica hoje em dia é uma forma de desenvolver regiões afastadas.O nordeste e o oeste do Brasil deveriam estar agradecendo pelos milhares de metros quadrados inundados.Um exemplo simples....a região de MG,SP,RJ representa a maior carga elétrica do Brasil.Entretanto não temos usinas suficientemente para abastecer esta área.Então compramos energia de quem?Compramos energias das diversas outras usinas espalhadas no país...Isso gera riquezas para essas regiões e com isso desenvolvimento.
No brasil mais de 46% da energia elétrica provém de fontes renováveis.A suiça que é uma país de primeiro mundo e que é exemplo de consciencia ambiental não chegou nem em 20%.
Então pessoal vamos rezar para que os ambientalistas não sejam tão radiscais a ponto de parar com o desenvlvimento do páis....
As linhas de transmissoes não carregam apenas elétrons e sim desenvolvimento!!!!!!

ET Duh. disse...

Mto bacana o blogg.....Bom fato que sem energia não se vive mais..mas o pq desse crescimento absurdo e essa necessidade de energia?...me veio varias teorias a cabeça quando estava lendo....1° Crescimento da população..isso ja leva a discutir sobre a legalização do aborto..mesmo q seja preventivo....2° Cultura..ja nasce tendo todas as comodidades possíveis q a energia nos proporciona, desapegar disso seria complicado....3° Governo...sim esse é realmente tenso, e é onde jogo a maior culpa sim....existem meios alternativos q poderiam ter o incentivo fiscal..mas para que né?... acabar com o meio ambiente é mto mais lucrativo para os cofres "publico".
Mas de fato a população tem q se conscientizar..palestras? folhetos? internet? educação em seu seio familiar? SIM.. tudo é valido....
(Sugestão: Poderia falar sobre os meios alternativos e seus valores..seria bacana isso...e tbm um incentivo a mais... ja q desapegar de banhos quentes é impossível para mim..=x....rsrsrs)

Jovens Por um Mundo Unido disse...

Eu concordo, Arthur! Não é uma questão de frear o desenvolvimento, mas de colocar as coisas na balança.

Eu confesso que realmente não entendo dessas coisas, mas agradecer pelos milhões de ecossistemas destruídos é tão radical qnt acabar com o desenvolvimento. Não?!

Enfim... se a população em geral se segura no consumo desenfreado [pq apesar de tantas novas necessidades, tem mt coisa q dá pra cortar] e os engenheiros pensam só mais umas 2 vezinhas, talvez os ambientalistas menos radicais e os
desenvolvimentistas-cabeça-aberta se entendam.

Obg pelo comentário! ;]

Vini disse...

Muito BOM !

Rafael_Jacob(?) disse...

Esse movimento é importante sim!!
Como sempre digo, nem um extremo, nem o outro... E viva à dialética!!

Não querendo montar opinião de ninguém, vão somente alguns pontos a serem cosiderados (não por ordem de importância):

1)A matriz energética brasileira é realmente uma das melhores do mundo!! Se estamos "mal", poderíamos estarmos pior ainda se não fossem as hidrelétricas.

2)Isso não significa que devemos ficar parados!! As hidrelétricas trazem problemas também e não estamos no mundo ideal. Vamos questionar, pensar e trabalhar em todos os pontos.

3)Fontes alternativas são muito importantes e para serem desenvolvidas e dependem de um certo apelo social e, muito, científico.. Bora apoiar, estudar e trabalhar para tornar essas várias fontes cada vez mais viáveis economicamente --> Infelizmente, na prática, não podemos ser TOTALMENTE antieconômicos.

4)Poluição é difícil de se medir tb.. para fabricar os painéis solares, muito se polui!! A geração é limpa, mas a construção, nem taaanto, assim como acontece nossas hidrelétricas. --> Tudo é muito relativo.

5)Pequenas ações fazem a diferença!! O esforço de uma pequena economia certamente reduzirá o consumo nacional de forma significativa?? NÃO, as indústrias continuariam produzindo e consumindo quase que como antes.
O maior impacto está na conscientização.. Se queremos economizar, que façamos na prática o que pudermos!! Assim a "realimentação" é maior.. O efeito final na economia de energia é maior se cada um fizer sua parte!!

6)Não vou discutir a questão social devido ao tamanho do post aqui... Mas adianto a pensarem um sustentabilidade tanto na geração de energia quanto no desenvolvimento social. Tudo é entrelaçado!!
Energia -> Crescimento Econômico -> Melhoria Social.
Porém a última seta não é necessariamente verdade, depende de políticas e ações.

Conclusão minha: Trabalhemos bastante, não podemos ser radicais e os dois lados (+ ou - ambientalistas) são importantes.
Na filosofia Yin Yang, podemos tentar o equilíbrio e cabe a cada lado "gritar" os problemas!!
Daí, parabéns ao blog!!

Jovens Por um Mundo Unido disse...

ET Duh, e aeam?! ^^

Nem eu vivo sem energia, fato. Mas tem umas coisas q a gnt pode cortar, tipo ficar assistindo geladeira! Eu admito q é super divertido, mas é sem necessidade. Desligar as coisas da tomada qnd a gnt n tá usando tb é legal e desligar o monitor qnd a gnt foi ali atender o telefone.

É pq a gnt sabe q o governo tem culpa no cartório, mas nem por isso devemos isentar a nossa e cruzar os braços.

Vou anotar sua sugestão, mas eu recomendo pra vc as edições verdes da revista Superinteressante. Tem uma q eu gosto q fala sobre uma repórter q passou 1 semana sem poder usar plásticos. Parece impossível fz certas coisas, mas com um pouco de espírito de aventura a gnt acostuma com algumas! ;]

http://super.abril.com.br/ecologia/minha-vida-plastico-626241.shtml

No site da Super tb tem a edição verde! ;]

Jovens Por um Mundo Unido disse...

Rafael, é como eu sempre digo: Tem que existir pessoas pra tudo nesse mundo!

Gente que pense no desenvolvimento, que pense na economia, na sustentabilidade, na demanda, nas plantas, nos animais...

Só que eu ainda acredito que falte um diálogo e uma conscientização popular. Infelizmente, o povo brasileiro não é educado para pesquisar, protestar, nem se interessar por esses assuntos. E quem pesquisou, estudou e saca do assunto, também não se dispõe muito a explicar às massas, né?

Por isso é legal receber os comentários de vocês, pq no mínimo a gnt começa a ter uma visão mais crítica nesse assunto. Esse blog não chega muito longe, mas espera fz sua parte.

Não é solução, mas é um passo.

Valeu pelos pontos! ;]

Arthur disse...

Concordo que podemos tomar atitudes para melhorar...vou citar uma atitude para reduzirmos o desmatamento e outra atitude que podemos tomar que nos leva ao desenvolvimento regional consciente(sustentabilidade).
A primeira atitude é fazer a repotencialização das usinas hidroeletricas antigas(isto é, trocar os equipamentos antigos por novos, com isto gerar uma maior quantidade de energia com a mesma barragem)...o problema que isso não dá voto para os nossos politicos.
Eles acham que grandes obras que dão votos.
Outra coisa que podemos fazer para desenvolver áreas que Serão inundadas:
Legalizar toda a madeira da área que será inundada para os madereiros da região poderem fazer a retirada correta(o que geralmente ocorre é que essa madeira não são colocada de forma a ser explorada por esses madereiros regionais,com isso eles vão para essas áreas a noite e retiram a madeira de forma ilegal e incorreta prejudicando as árvores que serão preservadas).
Vamos abrir a mente e criar um mundo em que desenvolvimento e preservação possam andar juntos!

ET Duh. disse...

Hehehe...acho q fui mal interpretada......concordo sim em economizar... mas isso seria uma medida preventiva tbm.... é tipo mosquito da dengue, naum adianta matar a praga do mosquito...tem q acabar com o foco...ai entra a parte da politica .. é aquela coisa...a população faz sua parte... mas naum depende só dela....... vlw a sugestão do site...

Anônimo disse...

Muito boa a iniciativa do post...me deu curiosidade para pesquisar sobre o assunto..e poder contribuir nessa mudança, que realmente busca 'preservar' como o planeta vai estar daqui a alguns anos?!

E se podemos 'fazer nossa parte agora' é chegada a hora!!!

- Inspiradíssimaaa Náh!!!;)

by: Ester