sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ação e reação

De vez em quando aparece um gavião aqui em casa. Ele não é muito grande, mas é lindíssimo. Eu acho que deve ser sempre o mesmo, porque é sempre marrom, como esse da foto, e pequeno. Mas sei lá, não sei diferenciar gaviões, afinal. Ontem à tarde ele tava em cima do telhado do vizinho caçando uma rolinha. A luta pela sobrevivência me assustou um pouco, mas concluí que é a natureza. De todo jeito, achei que não era comum ter gaviões pela cidade, né? Aí minha mãe corrigiu meu pensamento, dizendo que todos os dias bem cedinho tem um monte de gavião na praia.

Oi? Gavião na praia? Eu nunca vi! Ok, confesso que não tenho a disposição dos meus pais de acordar às 5 da manhã e caminhar na praia, mas me surpreendi com a descoberta, porque em outro horário é praticamente impossível ver um animal como esse. Minha mãe disse que eles comem coisinhas na areia. Aí eu pensei: Caramba, a gente nunca sabe os hábitos dos animais e portanto, também não dá pra saber quantos ecossistemas estamos preservando com uma simples ação, como não jogar lixo na praia.

Não faço idéia do que um gavião come, talvez eu procure no Google quando terminar essa postagem, mas tenho certeza de que ele não come plástico, nem palito de picolé, nem muito menos vidro ou cigarro. Assim... Eu nunca jogo lixo na praia, porque meus pais sempre me ensinaram que eu devo guardar todo o lixo pra jogar em casa, mas sempre achei que nesse caso eu tava preservando a vida marinha e deixando a praia mais bonita. Nunca achei que pudesse estar preservando também gaviões.

O que eu proponho pra gente pensar hoje é a 3ª Lei de Newton: cada ação gera uma reação de valor igual. Segundo meus cálculos, isso significa que nossas ações nunca são pequenas. Assim como eu ignorava que não jogar lixo na praia podia salvar um gavião, não desperdiçar comida, por exemplo, sabe Deus o que não faz. As pessoas costumam dizer que se todo mundo faz uma coisa pequena, isso se torna grande, mas eu acho que só a nossa coisinha pequena já deve ser tão grande que a gente não tem nem noção! E a reação é igual, é vida também, é plena também.

Olha só que viagem eu dei só porque tinha um gavião no meu quintal! Mas é assim mesmo que a gente muda o mundo. Tendo pequenas ideias de pequenas observações. Se a gente olha com carinho o mundo que está a nossa volta, então ele responde com muitas pistas como essa. Vamos ficar de olho, então!

TUDOCERTOJÁ!

[Aproveito e já dou as boas vindas aos novos seguidores! Espero que estejam gostando do nosso blog e continuem acompanhando. Ah, e também agradeço publicamente as doações e os empenhos do pessoal. Mesmo que não cheguem as coisas logo, essa força nos impulsiona demais, já dizia Newton! E tô gostando de ver os comentários, hein?! Valeu, cambada! Agora fui mesmo.] 

3 comentários:

Julie Kate Banks disse...

Tô até simpatizando com a física!^^

Julie Kate Banks disse...

Tô até simpatizando com a física!^^

Manu disse...

E olhe que n jogo lixo na rua pelo msm motivo, mas n sabia o tanto que isso podia ajudar! Muito bom pq as vezes as pessoas ficam nos indagando pelo motivo de n jogarmos lixo na rua como se fosse anormal isso e agora tenho mais uma justificativa neh! Realmente, devemos prestar mais atenção no que estar ao nosso redor!UNO..Bjs:*