quarta-feira, 1 de junho de 2011

Meus amigos, minhas amigas, donas de casa!

Tudo bem que minha última postagem não foi nada despretenciosa, mas ela rendeu muito mais do que eu esperava! Antes de mudar de assunto, vou sair um pouco da teoria, dos planos superiores e partir para a prática. Já dizia um ditado chinês: "Antes de mudar o mundo, dê três voltas dentro de casa". Ninguém entende bem esse ditado, mas eu explico: olhe pro seu umbigo, antes de meter o dedo na tomada dos outros! Na maioria das vezes a gente é contra isso, contra aquilo, e quando vê faz tudo isso em casa. Então, vamos às dicas...

Mas primeeeeiro! Muito obrigada aos comentários de Ledson, Arthur e Rafael! Eu bem queria que todas as postagens tivessem opiniões de profissionais das diversas áreas. Assim vocês evitam que eu fale besteira e colocam questões que merecem relevância no assunto. Eu recomendo à quem parou de ler na postagem, voltem um pouco e leiam os comentários. Arthur, inclusive, me pareceu a prova de que o diálogo leva ao crescimento! Rafael colocou vários pontos pra gente analisar, além da postagem. Eu espero ter respondido bem a todos vocês. Continuem lendo o blog (mesmo que o tema nem sempre será energia, mas...)! 

E só pra ver como a gente tá atualizado nos assuntos (quase sem querer, confesso), olha a notícia que saiu hoje: Ibama concede licença para início das obras de Belo Monte

Agora vamos MESMO às dicas de economia de energia em casa:

1. Computador! Comecei pegando na ferida, né? Se serve de consolo, é a minha também. Bom, o fato é que a gente bem que pode listar certas prioridades. Vamos ligar o computador pra quê? A gente podia tentar às vezes dar um passeio, fazer outra coisa, porque eu sei que tem dia que a gente só liga pra olhar o Facebook. Mas tudo bem, eu compreendo vocês, não me engulam ainda! Ok, seu computador já está ligado. O telefone tocou? Desliga o monitor. Vai no banheiro? Desliga o monitor. O carteiro tá esperando sua assinatura? Desliga o monitor. Isso porque o monitor é responsável por tipo uns 70% do consumo de energia do computador. Mas se você passar menos de meia hora ausente, basta desligar o monitor. Mais que isso, desliga o computador mesmo. E se for comprar computador novo, prefira os monitores de LCD, que são 40% mais econômicos (pra energia, não para o bolso).

2. Lâmpadas! Prefira as fluorescentes compactadas do que as incandescentes ou as normais. Elas são 80% mais econômicas e duram muito mais, tipo uns 10 anos! (Me senti fazendo propaganda aqui... vou começar a cobrar merchand). Agora assim... como a gente tá falando de preservação, é sempre bom salientar que essas lâmpadas podem causar um estrago considerável se forem "reboladas" em lixo comum. Pra falar a verdade, não tem onde jogar, porque elas deveriam ser recolhidas como as pilhas, MAS, você fica guardando ela aí, enquanto não inventam o papa-lâmpada. Ok?



3. Ferro de passar roupa! Aqui em casa, a gente tem um método não-muito-perfeccionista, então quem se enquadrar nessa categoria humana pode adotar em casa também. Quando nós recolhemos as roupas no varal já vamos dobrando com cuidado e guardamos sem passar no ferro. Se a gente vestir a roupa e ela estiver muito terrivelmente amassada, aí a gente passa. Mas se você é perfeccionista, acumule roupas pra passar de uma vez e deixe por último as mais leves, assim você pode desligar e usar o calor que fica no ferro até uns 10 minutos.

4. Geladeira! Não encoste sua geladeira na parede, porque dificulta o resfriamento lá dentro e aí ela tem que gastar mais energia. Já viu a besteira, né? Com o fogão é a mesma coisa, se ficar aquele ar quente ali por perto da geladeira, o bolso reclama e o meio ambiente também. Se ela não for Frost-Free, então evite deixar ela com aquelas estalactites de gelo. Descongele sempre, porque essa caverna de gelo também aumenta o trabalho. Veja se a porta fecha direitinho. Se não, troque a borracha! Quando for cozinhar, tire tudo que for precisar de uma vez. Não fique abrindo a geladeira a cada minuto. E nada de assistir geladeira! Pense no que quer, antes de abrir a porta. Helloooooooo!

5. Chuveiro elétrico! Desculpa, ET Duh, eu sei que você temia que eu chegasse nesse ponto, mas é necessário. Voilá! Esse é o eletrodoméstico que mais gasta energia dentro de casa. Então, se não estiver tão frio, tome banho frio mesmo. Faz bem pra pele, pro cabelo, previne doenças respiratórias, inclusive é até mais indicado no inverno. O choque térmico também libera endorfina que deixa você com a sensação de bem estar (agora me sinto uma colunista de saúde, repare). Bom, mas se você não vive sem o banho quente, como a ET Duh, é legal pesquisar e começar a se interessar mais pelo sistema de aquecimento solar. Quem quiser já ir dando uma olhada, tem o site da ONG Sociedade do Sol, que tem um projeto de reduzir o consumo de energia do chuveiro elétrico nas casas brasileiras.

 6. Stand by! Sabia que deixar as coisas em stand by corresponde de 8 a 15% da sua conta de luz? Não custa nada tirar as coisas da tomada antes de dormir, pelo menos. Além do que... acordar com as benditas luzinhas vermelhas piscando por aí me dá sempre uma sensação de que tem um franco atirador mirando em mim... O.O'





7. Na sétima e última dica eu vou parafrasear o Ledson Branquinho, que comentou na postagem anterior. Não vamos nos deslumbrar demais com certas novidades: eletrodomésticos fúteis, como panela elétrica, torneira elétrica... Vou um pouco mais além. A gente pode muito bem esperar o sol pra secar as roupas, em vez de usar a secadora. Abrir as janelas, em vez de ligar o ar condicionado. Nos entreter lendo um livro, em vez de ver TV (e quando for ver, desligar a luz). Ah! O que vocês tem contra cabelo cacheado? Deixem um pouco esses secadores e pranchinhas! E outra dica boinha é tentar não ligar mais de um aparelho de uma vez, tipo computador e som. 

Quem curtiu, comenta: (Y)! 
Maraberto, Alvilha!

3 comentários:

fabim disse...

Ótimas dicas!!!
[Agora entendi o motivo das estalactites/estalagmites!]
Importante aí é ver que, com essas dicas simples, podemos, além de ajudar na preservação, economizar muuito dinheiro, principalmente no banho (apesar que aqui em JF atualmente, não há endorfina no mundo que faça um banho frio dar uma sensação de bem estar num banho gelado!).
Ahh, sobre os cabelos cacheados, eu não precisaria nem dar minha opinião né? ABAIXO AS CHAPINHAS!
Adorei discutir sobre esse tema, inclusive aprendi coisas sobre eletricidade que nem eu sabia!
É isso aí, tá ótimo, viu? =*

Rafael_Jacob(?) disse...

Muuito boas as dicas!!
Logicamente, dá muito mais dor na consciência ler suas dicas do que os 10 mandamentos sagrados!! rsrsrs
Devemos sim ser menos consumistas (só tenho dúvidas quanto ao livro, gastar papel, desmatamento)...
Mas parabéns de novo!!

fabim disse...

Ah, Duda, a ET, indicou um link, e como eu sei que ia esquecer, melhor colar ele aqui duma vez!!!

http://verde.br.msn.com/videos.aspx?cp-documentid=ebb3ceff-a926-a98d-5e76-c3f8f57232e6

^^